Para um Mundo Melhor, Erguemos as Mãos para Servir

CADERNO DE ADESÃO DA IIª SECÇÃO - JÚNIORES

25-12-2010 15:14

 

LIVRO DE FORMAÇÃO ESCUTISTA.

                  

CAP.I – Introdução.

 

O Escutismo é um Movimento Juvenil com método educativo não formal para as Crianças, Adolescentes e Jovens em colaboração dos adultos voluntários sem fins lucrativos. É um movimento que está a nível internacional e é amado para os que a ele aderem. Com toda disciplina, respeita a lei da Igreja, Sociedade e Pátria onde faz parte.

Com a preocupação de formar mos jovens pelas etapas, veio-nos tornar evitável elaborar a matéria e o programa de formação.

 

1-      O Horário das Actividades.

 

De concreto cada Agrupamento tem a sua hora de iniciar com as actividades, como também, há ainda aqueles que começam com actividade e só terminam quando eles ficarem cansados. Com a prudência de evitar o mesmo acto, é de salientar que uma actividade escutista dura no mínimo duas horas e meia (2h30).

É claro que os imprevistos devem ser controlado por os Chefes que estão na monitoria do Agrupamento ou da questão. Mas, não é bom passarmos a guardar Miúdos até quando nós quisermos e muito mais Meninas que podem ir ajudar nas tarefas domesticas pois finalmente o dever de escuta começa em casa.

 

2-      Formação no Sistema de Patrulha.

 

Segundo o Fundador, o Escutismo alcança seus objectivos segundo métodos da educação, tendo em conta o sistema de progresso e das dinâmicas dos gestores do grupo. Ele disse que, é importante que haja em evidência o sistema de Patrulha. Isto quer dizer as actividades ou formações, é feita em Patrulhas.

 

Os Guias e Chefes das Secções correspondentes podem analisar o tempo e o dia para a transmissão da matéria os Guias de cada Patrulha que de pois eles formam os seus elementos no cantinho da patrulha com a observação do Chefe da secção para ter a certeza de modo que foi transmitido a matéria.

 

O Chefe não pode começar aglomerar a secção para dar formação, salvo que seja assunto específico, mas esse trabalho de dar a formação é nos Guias e eles nos elementos.

 

Chefe da Secção → Guias → Elementos da Patrulha.

 

3-      Divisão do Tempo das Actividades ou Formações.

 

Faz de conta a nossa actividade tem começo as 13 horas. As que horas iremos terminar com actividade? É claro que as 16h30.

 

Ainda podemos perguntar, quem será o gestor desse tempo durante actividade?

De facto diremos que na Patrulha é os Guias que tem essa competência de controlar o tempo, na Secção o Chefe da Secção é o que vai controlar o tempo e no Agrupamento ficará no cargo do Agrupamento controlar. Isso tudo para não houver atropelamentos do tempo.

 

HORAS

LOCAL

MODERADOR

ACTIVIDADES

OBS

13h00

Secção

Chefe da Secção

Formatura

- Oração

- Controlo de Uniforme

- Gritos de Patrulhas

13h11´

Secção

Chefe da Secção

Meditação

 

13h16

Secção

Chefe da Secção

Revisão da Aula Anterior

 

13h21´

Patrulhas

Guias

Matéria do dia

 

14h00

Patrulhas

Guias

Acertos

 

14h10´

Patrulhas

Guias

Animação

 

14h20´

Secção

Chefe da Secção

Avaliação Geral e Anúncios e Comunicados

Considerações Gerais

14h40´

Secção

Chefe da Secção

Animação

 

15h00

Agrupamento

Direcção do Agrupamento

Anúncios e Comunicados

 

15h30´

Agrupamento

Direcção do Agrupamento

Encerramento de Actividade

 

 

N.B: A Secção deve estipular um tempo de permitir o indivíduo atrasado entrar na actividade. Para que depois desse tempo já mais entra.

 

 

Iª ETAPA DE ADESÃO.

 

1-      Introdução do Escutismo.

 

No Escutismo trabalha-se com as Etapas para melhor controlar o progresso do elemento quanto a sua formação escutista. E isso, ajuda em elemento saber se enquadrar na formação de uma Secção pois, isso corresponde uma formação inteira da Secção de uma Secção.

 

A etapa de adesão que é a primeira, o elemento vem de casa e vem entrar no Movimento, as primeiras matérias que esse elemento vai aprender para chegar até a etapa da promessa, essa fase é chamada etapa de Adesão (Entrada). O elemento nessa etapa só está para aprender primeiros conhecimentos que no mínimo poderá durar três meses e passa na fase a seguir que é de Bronze nessa fase só se passa logo após a promessa.

 

Isto quer dizer, no escutismo temos Etapa de Adesão, de Bronze, de Prata e de Ouro por cada secção escutista.

 

Como um qualquer Aluno deve saber ter matéria para revisar isto é, escrever. Mas, no escutismo tudo tem nome e significado. Pelo que o caderno onde o elemento escreve a sua matéria, chama-se CADERNO DE CAÇA.

 

a)      Caderno de Caça.

 

Esse caderno o elemento deve levar em todas actividades escutista. Pois de formação como não, por que o escutismo vive mais tempos de observação e cada esses pontos devem ser escritas esclarecidas e relembradas para servir de um ponto de referência de onde já passou ou fez para o futuro. Nesse caderno não pode entrar coisas românticas ou da escola, como quaisquer assuntos além do escutismo e a sua rotina escutista.

 

b)      Estrutura do Caderno de Caça.

 

Cadernos de caça contem uma estrutura harmonizada para ordenar o caderno. Como o corpo humano tem cabeça, tronco e membros, assim esse caderno também, tem como começa e como terminar. As coisas primordiais a fazer parte nesse caderno. Isto é introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

§ Introdução.

 

Esse caderno deve ser respeitado pois cuida-lo no sentido de não deixar perder. Ao emprestar, requer grande confiança para não estragar pois é uma riqueza e património do indivíduo.

 

Depois da capa deixa-se uma folha onde vai desenhar flor-de-lis do Bureau mundial ou do seu credo, pondo nome de associação ou da Junta como do Agrupamento e da secção.

Folha a seguir, escreve o seu nome completo, totem ou outros atributos.

Folha que segue vais desenhar o animal totem e escrever o nome da Patrulha que estás como também a tua função.

 

Folha a seguir, vais abrir uma lista de seguintes terminais telefónicos;

- Chefe do seu Agrupamento.

- Chefes da sua Secção.

- Dos elementos da sua Patrulha.

- Dos elementos da sua secção se é possível.

- Dos órgãos da comunicação Social.

- Da Direcção da sua Igreja.

- Dos serviços de Emergências (Sanitárias, Bombeiros e Cruz Vermelha).

- Dos seus encarregados de Educação.

Na folha seguinte vais escrever abreviadamente a sua autobiografia;

Dados de nascimento, posição escutista, posição religiosa, posição académica, posição profissional e seu endereço como ainda contactos seus.

 

§ Desenvolvimento.

No desenvolvimento do Caderno de caça vão as formações e outra informação que vais conceber durante o exercício deste caderno. De ti mesmo, dos Guias ou dos Chefes, etc.

 

§ Conclusão.

Na conclusão, isto é quando caderno termina, você deve saber cuidar e organizar esse caderno no sentido de você consultar sempre que for precisares, na sua ultima pagina, escreve a etapa que ultimou, a secção e o nome do Chefe que lhe deu a ultima formação que está no caderno como também a ultima actividade que se encontra na ultima folha.

 

Em latim disem; werba rolant, scriptan permanent (As Palavras voam mas as escritas permanecem).

 

1-      Definição do Escutismo.

 

O Escutismo é um método formativo da juventude que procura desenvolver

Nos jovens:

                   O aspecto educativo (Religioso, Moral e Cívica),

                   O instrutivo,

                   O espírito de serviço,

                   A cultura física e

                   O espírito de acção e actuação.

O escutismo pode considerar-se, pois, uma escola de formação integral, onde vemos o movimento e a acção.

Quando os pedagógicos elaboraram métodos para a formação formal, tinham que levantar bases para alcançar objectivos do ensino. Assim também o fundador do escutismo chegou de avançar métodos nos quais algumas vieram a ser desenvolvidas por outros.

  •  Religião → Todo Escuteiro deve pertencer uma Religião. Segundo o Fundador. E Ele não disse que sejam Católicos, Baptistas, Muçulmanos ou Kimbanguistas. Mas que saiba respeitar as regras da sua denominação Religiosa. Escutismo ensina a vida religiosa para que o elemento saiba a sua Importância, a sua relação com Deus para que a vida se salve.
  • Moral → Escuteiro deve ter moral para o seu bom senso de ser ou de agir e saber estar respeitando o meio. Explica a boa maneira de ser ou de viver.
  • Cívica → O Elemento ou Individuo deve saber viver e se comportar saber sobre o seu ambiente.

O Escutismo é um Movimento instrutivo; tem missão de instruir os seus elementos para serem gentes com conhecimento não empurrado mas, apresentadas as fáceis critérios de desdobrar as dificuldades temporárias.

Muitos das vezes pessoas estão cheias de stress, cansaço, preguiça e sem vontade de fazer qualquer coisa, mas, no escutismo isso não funciona. Todo membro deve saber trabalhar para saber se virar quando estiver só. Por isso, não há nada de espírito feminista ou masculino mas sim, todos iguais de género e por que todos podem e consegue fazer o que outros conseguem e podem fazer. Mas, tirando quaisquer tipos de lentidão, aprende-se fazendo ou trabalhar. Esse movimento dá espírito de serviço.

 

Tanto sobre a saúde ou higiene, ele ensina e leva pessoa a saber sobre a ética ou a arte do belo. Saber se cuidar, se manter limpo e crescer em harmonia do Espírito, Mente e Corpo, não deixar para trás a alma, o intelecto, e a vida em social.

 

O escuteiro não é lento mais é rápido ou agi rapidamente para tudo e em todos momentos. Estar sempre pronto a trabalhar em qualquer hora ou momento.

 

Esse é o Escutismo que você pretende e tens que aderir na verdade e amar.

 

2-      Significação do SCOUT.

 

No movimento podemos encontrar muitas letras, sinais, códigos, etc., mas, cada uma das coisas explica sempre uma coisa e indica ou fala sempre por ser meios de comunicação ou uma linguagem.

A palavra SCOUT é um termo inglês que n’outras línguas nós chamamos de escutismo. Mas também esse termo, tem uma outra significação no movimento escutista que devemos saber e descodificar por cada letra:

S ↔ Serviço.

C ↔ Cortesia.

O ↔ Obediência.

U ↔ União.

T ↔ Trabalho.

A palavra SCOUT ou Escutismo quer dizer Serviço, Cortesia, Obediência, Unidade e Trabalho.

Podemos ver que essas palavras indicam a missão e o grande objectivo de escuteiros para fazerem parte de tal movimento ou de ser o que eles querem ser.

 

O serviço é praticar aptidões que alegram a comunidade. Quando se fala da comunidade, está se ver a sociedade, a Igreja, a família e outros organismos, que nós devemos servir ou apoiar também.

 

Quando se fala da Cortesia trata-se de comportamento humano, a cortesia pode referir-se à qualidade de uma pessoa que é cortês. Pode significar uma maneira delicada e civilizada de agir, cumprimentar ou mesmo um gesto de doação ou favor para outra pessoa. Como já se sabe desde tempo que isso foi fundado, é para apoiar os outros facilitando-os os seus afazeres ou apoia-los no que fazem ou estão a fazer. Ainda, no que se deseja fazer.

 

Obediência é a Lei do escutismo, em todo quanto se pode fazer ou te dizerem, vem sempre o subentendido; obedece. O escuteiro é obediente. Isso, é o mérito da sua existência.

 

A nível do mundo todos escuteiros vivem em união. Pois é o movimento internacional mais unida que existe. Nunca ao de se separar por que tem laço e vivem a fraternidade mundial no qual o nó que os acta nunca se dissociará. Entre eles não existe a inimizade, em qualquer parte do mundo que um escuteiro vai, sempre é bem recebido pelos seus companheiros escuteiros por causa da mesma fraternidade que lhes une.

 

Trabalho é uma vocação dos escuteiros. São trabalhadores em qualquer lugar e momento sem cansar.

 

Cumprindo com isso, o indivíduo está a ser chamado de escuteiro. Mas, o que falha nisto … não é escuteiro. É apenas, um indivíduo que usa nome e materiais dos escuteiros.

  • "Para aqueles que têm olhos para ver e ouvidos para ouvir, a floresta é simultaneamente um laboratório, um clube e um templo."

Baden-Powell, A Caminho do Triunfo

 

 

3-      Objectivo do Escutismo.



"O Escutismo é um movimento cuja finalidade é educar a próxima geração como cidadãos úteis e de vistas largas. A nossa intenção é formar Homens e Mulheres que saibam decidir por si próprios, possuidores de três dons fundamentais: Saúde, Felicidade e Espírito de Serviço".

Baden-Powell, Fundador do Escutismo

 

  • O desenvolvimento da PERSONALIDADE - Ser capaz de escolhas autónomas e responsáveis, de as assumir até às últimas consequências.

Porque cada pessoa deve saber o que ele quer, como quer e aceitar. Depois de aceitar ir bem ou não, já que ele mesma que escolheu, não pode julgar ou condenar ninguém. Por que todo individuo é livre de escolha.

  • O desenvolvimento da CRIATIVIDADE - Aprender a produzir o que se consome, resistir à alienação, ao consumo.

O elemento deve saber fabricar, para trazer novos mundos a sociedade e conseguir se ajudar nos dias mais difíceis da sua própria vida. Essa formação tira-lhe problemas difíceis tendo em conta as realidades dos tempos.

  • O desenvolvimento da SOLIDARIEDADE - Respeitar o seu semelhante, aprender a viver em comunidade, em Democracia.

O indivíduo aprende como respeitar os outros e viver em comunhão com os outros. Sabe dividir as suas coisas e sentimentos com os outros, sabem discernir para o bem comum, guarda e luta para o bem comum, é pacífico ou promove a união entre outros, apoiando dar ideia para a consolidação da paz entre um meio onde não há paz.

  • O desenvolvimento da SAÚDE - Tornar-se responsável pela sua própria saúde, viver em harmonia com o seu corpo.

Quando nós tomamos previas conhecimentos para a nossa saúde, dificilmente conseguimos manter dores ou doenças no nosso corpo ou por nossos próximos. Saberemos suspeitar epidemias, entender das dosagens, dar opiniões nos momentos que se precisa intervenção num caso do primeiro socorro e evitar conservação dos toscos que causam dores ou produtos nocivos.

  • O desenvolvimento do SENTIDO DA VIDA - Reconhecer Deus na obra da Criação, na história vivida em comum.

"Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes."

Baden-Powell, Última mensagem aos Escuteiros do Mundo



Sentir-se responsável pelo futuro da Terra é:
- Agir no seu grupo;
- Agir na sua vida e mudar os comportamentos quotidianos;
- Agir com a sua comunidade, por uma vida mais harmoniosa com a Natureza.  

O homem deve saber respeitar a Natureza criada pelo Deus; deve saber:

- Imaginar, experimentar, observar, explorar, tantos caminhos para:
- Descobrir e compreender a Natureza e o ambiente, os seus equilíbrios e os perigos que os ameaçam;
- Transformar mulheres e homens, preocupados em viver de harmonia com a Natureza e o ambiente.

Todo homem ou ser vivente não pode esquecer que Deus é o criador do céu e da terra. A santidade e a Divindade de Deus como ainda a nossa relação com Deus, deve ser explicada para sabermos fazer vontade de Deus para não perdermos o reino de Deus. Sabermos respeitar tudo que Deus criou e não esquecermos que, todo isso louva o Senhor.

 

O escutismo forma um homem ideal e útil na sociedade.

A formação de um bom e forte carácter com propósito de obter uma próxima geração saudável mesmo num mundo de alienado, com espírito de serviço altamente desenvolvido de um modo activo do amor e do comprimento dos deveres para com Deus e para com os seus semelhantes.

 

Como é que o Escutismo alcança os seus objectivos?

 

Baseado na sua Promessa, os Princípios e a sua Lei.

Com seu método de pequenos grupos (Patrulhas), o Escutismo consegue ocupar-se de cada jovem em especial e não de quase todos.

A maior das atracções que ele exerce prove do seu Culto da natureza e da vida ao ar livre.

  • "Deus permitiu-nos nascer num mundo repleto de belezas e maravilhas; Ele deu-nos não apenas os olhos para ver mas também inteligência para compreender.

Baden-Powell, Última Mensagem às Guias

 

 

4-      História do Movimento e do Baden Powell.

 

Robert Stephenson Baden-Powell nasceu em Londres em 22 de Fevereiro de 1857. Foi o quinto dos sete filhos do Rev. Professor Baden-Powell, que morreu em 1860.
O filho mais velho, Warington, que tinha então treze anos, entrou um ano mais tarde para o navio-escola Conway. Foi com ele que o nosso B.P. aprendeu a manobrar um barco, a acampar, a cozinhar e a obedecer às ordens com rapidez e elegância.

BP ainda novo participava juntamente com os seus irmãos em excursões de barco, onde aprendeu a manobrar um barco, a acampar, a cozinhar e a obedecer às ordens com rapidez e elegância.

Aos 12 anos recebeu uma bolsa para estudar na escola de Charterouse, uma das mais famosas escolas públicas de Inglaterra. A escola era localizada em Londres, mas foi transferida para Godalming, no Surrey. Junto à escola havia um bosque vedado aos alunos. Foi aí que BP aprendeu e praticou as suas capacidades de sobrevivência e convívio com a Natureza. Apanhava coelhos (que assava em fogueiras sem fumo para não ser denunciado), observava animais, seguia pistas... todo este treino foi-lhe muito útil mais tarde na sua carreira.

Não sendo um grande estudante destacava-se pela sua habilidade em desenho, canto e representação que continuou a usar pela sua vida fora. Em 1876 entrou para o Exército e foi colocado na Índia. Distinguiu-se rapidamente e, aos 26 anos, já era Capitão. Depois fez campanhas em África tendo-se afirmado como um excelente explorador e ganhando experiência que pôs em prática na grande obra da sua vida: o Escutismo.

Em 1899 defendeu a cidade de Mafeking, na África do Sul durante 217 dias frente aos Boers que tinham uma força muito superior em número. Graças a este feito o seu nome ficou conhecido mundialmente e foi promovido a Major-General, sendo o mais novo do Exército e um herói do Reino Unido.

Para os Escuteiros o cerco de Mafeking tem uma grande importância. Os rapazes da cidade foram organizados num corpo de mensageiros e BP impressionou-se pela maneira como eles levavam a cabo as suas missões. Viu que se lhes fosse confiada qualquer responsabilidade, eles se sairiam bem em qualquer ocasião. Após a guerra com os Boers BP organizou a Polícia Montada Sul Africana para a qual desenhou um uniforme que mais tarde se tornou o uniforme básico dos escuteiros.

Ainda em África, BP escreveu "Aids to Scouting" - um manual para treino de soldados para se tornarem exploradores. Muitas organizações de jovens em Inglaterra usaram as ideias deste manual como base para programas de aventura. BP discutiu o assunto com Sir William Smith, o fundador das Boy's Brigade, e outros líderes de jovens. Entretanto planeou um acampamento com vinte rapazes, organizados em quatro patrulhas (Corvo, Maçarico, Touro e Lobo) para testar as suas ideias. O acampamento decorreu de 25 de Julho a 9 de Agosto de 1907, na ilha de Brownsea. Este acampamento foi tão bem sucedido, que B.-P. teve tão grande aceitação que, por toda a Inglaterra se formaram novas Patrulhas de Escuteiros.O Chefe Escuta foi o Tenente-General Robert Baden-Powell, assistido por B.W. Green, H. Robson e P.W. Everett. Este acampamento foi um tremendo sucesso. Baseado nesta experiência BP escreveu o livro "Escutismo para Rapazes" que foi publicado em 6 fascículos quinzenais a partir de Janeiro de 1908. No final desse ano o livro já estava traduzido em mais 5 línguas. As imagens do livro eram feitas por BP - muitas delas baseadas na sua excitante carreira. No final de 1908 já existiam 60 000 escuteiros.

Em 1909 o rei Eduardo VII, que se interessou bastante pelo Movimento, investiu BP como cavaleiro em reconhecimento pelo seu trabalho com os rapazes. Nesta altura BP era inspector geral de cavalaria. O rei Eduardo fez ver a BP que o Movimento Escutista era tão importante, que ele prestaria um grande serviço ao seu país se resignasse ao seu cargo no Exército, e se dedicasse a tempo inteiro ao escutismo. BP assim o fez e o Movimento cresceu de forma abismal. O escutismo espalhou-se por Inglaterra e muitos outros países. Chegou a Portugal em 1912.

Também em 1912, BP conheceu Miss Olave Soames com quem mais tarde casou, que veio a tornar-se Chefe das Guias. O Movimento Guidista também foi fundado por BP e consiste numa variante feminina do escutismo. Em 1920, formou-se a Conferência Internacional do Escutismo e, no Jamboree Mundial de 1920, em Arrowe Park, Londres, BP foi aclamado Chefe Escuta Mundial - a única pessoa de sempre a usar esse título.

BP dedicou o resto da sua vida ao escutismo e a promover a fraternidade mundial. Ele acreditava que não havia melhor caminho para a paz do que o escutismo - um movimento que não tinha fronteiras nacionais.

Em 1929, em novo Jamboree Mundial, o rei George V fez do fundador um Barão. Lord Baden-Powell of Gilwell retirou o seu título de Gilwell Park, o Campo Internacional de Formação de Dirigentes. Fica localizado na Floresta de Epping, nos arredores de Londres.

Quando a sua saúde começou a diminuir, BP mudou-se para o Quénia, África, em 1937. A 8 de Janeiro de 1941, rico simultaneamente em idade e em serviços prestados, BP morreu. A sua sepultura está em Nyeri, à sombra do Monte Kenya. A pedra tumular por cima do seu túmulo tem escrito: "Robert Baden-Powell, Chefe Escuta Mundial, nascido a 22 de Fevereiro de 1857, morreu a 8 de Janeiro de 1941". Gravado também na pedra estão os símbolos dos Movimentos Escutistas e Guidistas e o familiar círculo com um ponto no meio, que significa "Fim de Pista".

O escutismo comemorou os seus cem anos em 2007.

 

5-      Datas Históricas do Escutismo.

1907 - Primeiro agrupamento de escuteiros na ilha de Brownsea com as patrulhas Corvos, Touros, Maçaricos e Lobos.
 1908 - Publicação do livro "Escutismo para Rapazes" de Baden Powell.
 1909 - Primeira concentração de 11000 Escutas em Crystal Palace - Londres.
 1910 - Baden Powell deixa o exercito para se dedicar inteiramente ao escutismo.
 1916 - Inicio Oficial do Lobitismo. Aparece o livro "Manual do Lobito".
 1918 - Inicio oficial do Caminheirismo.
 1919 - Abertura do Campo Escolar Internacional de Dirigentes, em Gilwell Park.
 1920 - Primeiro Jamboree Mundial, em Olímpia, Londres, Baden Powell é aclamado Chefe Mundial e Fundação do Secretariado Mundial.
 1925 - Sai o primeiro número da revista "Flor-de-lis".
 1929 - Baden Powell recebe a honra do baronato, com o nome de Lord Baden Powell of Gilwell, Baden Powell visita Portugal e Jamboree de Arrowe Park.
 1934 - Baden Powell visita Portugal pela segunda vez.
 1941 - A 8 de Janeiro morre Baden Powell no Quénia, África.
 1957 - Ano Jubilar, Centenário do nascimento de Baden Powell, Cinquentenário do Movimento Escutista no Mundo e 9º Jamboree Mundial

 

6-      História da Saudação Escutista.

 

        Em 1893, B.P. foi enviado numa expedição à colónia britânica da Costa do Ouro (África Ocidental), para pacificar os Ashantis, fazer cumprir o tratado de 1874 e pôr termo ao contrabando de escravos.

        Quando da queda do Kamussi, um dos Chefes veio ao encontro de B.-P. e estendeu-lhe a mão esquerda. B.P. estendeu-lhe a mão direita, mas o Chefe disse-lhe: "Não, no meu país, ao mais bravo entre os bravos cumprimenta-se com a mão esquerda".

          B.P. reparou que, enquanto o chefe lhe estendia a mão esquerda, levantava a direita aberta, por cima da cabeça, o que significava que era um amigo leal, pois a mão utilizada normalmente para segurar a arma estava vazia.

        A mão esquerda também era a mão que segurava no escudo e quando um guerreiro cumprimentava com a mão esquerda tinha que afastar o escudo, ficando, portanto, desprotegido. Este também era um sinal de confiança e de lealdade para com a pessoa que se estava a cumprimentar.

        O aperto de mão com a mão esquerda demonstra algo ainda mais nobre, o desejo dos homens acreditarem uns nos outros!

        Os escuteiros cumprimentam-se apertando a mão esquerda, entrelaçando os dedos mindinhos.

        O sinal escutista faz-se levantando a mão direita, de palma para a frente, com o polegar apoiado na unha do dedo mindinho e os outros dedos apontados para cima.

Significado

        Os três dedos lembram ao escuteiro os três artigos da promessa. O dedo polegar sobre o dedo mindinho é interpretado como a afirmação de que os escuteiros estão conscientes de que o mais forte protege o mais fraco.

O cumprimento é feito com a mão esquerda para deixar a mão direita livre para fazer a saudação e porque é a mão do lado do coração, que é o símbolo da amizade. Os dedos mindinhos entrelaçados permitem um aperto de mão mais forte, sinal de maior união, e simbolizam um abraço trocado entre escuteiros, como sinal de profunda amizade.

 

 

 

A saudação dos Lobitos

Os Lobitos têm uma forma especial de se saudarem. A saudação dos Lobitos é como está na gravura:

        A saudação dos Lobitos pretende representar as orelhas de um lobo quando está com atenção, e os dois artigos da Lei do Lobito. A posição do polegar sobre o anelar e o mindinho tem o mesmo significado que na saudação do resto dos escuteiros.

Ocasiões para se fazer a saudação

        Os escuteiros devem sempre fazer a saudação em sinal de respeito, quando se hasteia a Bandeira Nacional, a entidades oficiais, sempre que se entoe o Hino Nacional ou do Agrupamento.

        Os escuteiros devem-se saudar uns aos outros com o cumprimento escutista. Sendo o primeiro escuteiro a ver o outro, o que saúda, independentemente da categoria, cargo ou posição.  

Tipos de saudação

Se um escuteiro estiver fardado e com boina ou chapéu, a saudação é feita elevando a mão direita de modo a que a extremidade do dedo indicador toque a testa, um pouco acima da sobrancelha. Esta saudação chama-se a saudação à boina.

 

 

 

 

Quando um escuteiro está fardado e transporta a vara, a saudação não é executada com a mão direita; mas sim levando rapidamente o braço esquerdo à posição horizontal, tocando com os dedos a formar o sinal escutista, na vara. A este tipo de saudação dá-se o nome de saudação à vara.

 

CAP.II – Organização do Escutismo.

 

A Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) é uma organização internacional, não governamental, composta por três orgãos:

Conferência Mundial do Escutismo

A Conferência é a "assembleia-geral" do escutismo. É o órgão deliberativo da OMME e é composta por todos os seus membros. Reúne de 3 em 3 anos.

Os membros da OMME são organizações escutistas nacionais que tenham sido reconhecidas pela Conferência Mundial do Escutismo. Só uma organização é reconhecida em cada país. Em alguns países existem federações nacionais que incluem mais que uma associação escutista.

As organizações membros são representadas nas Conferências Mundiais do Escutismo por um máximo de seis delegados. Observadores autorizados pela respectiva organização escutista nacional podem também ter direito a registarem-se e assistir à conferência.

São objectivos da Conferência promover a unidade, integridade e desenvolvimento do movimento escutista por todo o mundo. Isto é conseguido através de uma estrutura delineada para:

  • Facilitar intercâmbios de ideias e informação entre membros
  • Formular os princípios gerais
  • Considerar os relatórios e recomendações do Comité Mundial do Escutismo e das organizações membros
  • Conduzir a vida formal da Organização Mundial - eleições, formulários para filiação, quotizações, agendas à constituição, etc.

Comité Mundial do Escutismo

O Comité Mundial do Escutismo é o órgão executivo da OMME. É responsável pela implementação das resoluções da Conferência Mundial do Escutismo e mandatado para agir em seu nome entre as reuniões.

O Comité é composto por 14 membros. Doze deles, todos de países diferentes, são eleitos para mandatos de 6 anos, desfasados no tempo, isto é, os doze não são eleitos na mesma Conferência Mundial. Os membros não representam o seu país mas sim os interesses do movimento escutista como um todo. O Secretário Geral e o Tesoureiro da OMME são membros funcionários do Comité. Os presidentes dos seis Comités Regionais participam nas reuniões do Comité Mundial do Escutismo com capacidade consultiva.

O Comité reúne duas vezes por ano, normalmente em Genebra, Suíça. O seu Comité Directivo, constituído pelo Presidente, dois Vice-Presidentes e o Secretário-geral, reúne quando necessário.

Bureau Mundial do Escutismo

O Bureau Mundial do Escutismo presta os serviços de secretariado à OMME. O Bureau é dirigido pelo Secretário-geral da OMME, o qual é nomeado pelo Comité Mundial, sendo o chefe administrativo da organização.

História e Localização

O Bureau foi inicialmente estabelecido em Londres, em 1920. Deslocou-se para Ottawa, Canadá, em 1959 e posteriormente para Genebra, Suíça, em 1968. As Delegações Regionais são divididas da seguinte forma:

  • Região Africana: Nairobi, no Quénia; Dakar, no Senegal e Cidade do Cabo, na África do Sul
  • Região Árabe: Cairo, no Egipto
  • Região Ásia-Pacífico: Manila, nas Filipinas
  • Região Euroásia: Yalta-Gurzuf, na Ucrânia, e Moscovo, na Federação Russa
  • Região Europeia: Genebra, na Suíça e Bruxelas, na Bélgica
  • Região Interamericana: Santiago, no Chile

NOTA: a estrutura das regiões é semelhante à mundial, existindo Conferência, Comité e Bureau em cada região.

Funções

Como secretariado da OMME, o Bureau Mundial tem uma lista de funções definidas constitucionalmente:

  • Presta auxílio às Conferências Mundiais do Escutismo, bem como aos Comités Mundial e Regionais e suas estruturas, no cumprimento das suas funções. Isto inclui a preparação de reuniões e o fornecimento de serviços para implementar decisões das várias estruturas.
  • Fornece serviços para a promoção do escutismo pelo mundo fora.
  • Mantém relações com as organizações escutistas nacionais e auxilia no desenvolvimento do escutismo no seu país.
  • Promove o desenvolvimento do escutismo em países onde não existe.
  • Supervisiona a organização de actividades internacionais e regionais tais como jamborees mundiais e regionais.
  • Mantém relações com organizações internacionais cujas actividades estão relacionadas com a juventude.

O Bureau Mundial leva a cabo estas funções de várias maneiras:

  • Fornecendo apoio a comités e grupos de trabalho.
  • Desenvolvendo e conduzindo cursos no terreno.
  • Fornecendo aconselhamento e dando assistência técnica.
  • Preparando publicações.
  • Publicando regularmente notícias escutistas.

As operações do Bureau Mundial são financiadas em parte pelas quotizações anuais pagas pelas organizações escutistas nacionais, baseadas nos seus efectivos. Outras contribuições provêm de fundações, corporações, agências para o desenvolvimento e indivíduos.

A ajuda monetária vem também da Fundação Mundial do Escutismo, que está a constituir um fundo de capital. Contribuições para a Fundação são investidas permanentemente para produzir lucro com regularidade, para benefício da OMME. A Fundação também recebe doações para o escutismo internacional.

 

As Juntas Nacionais:

 

Essas Juntas estão para manter a unidade no escutismo nacional e supervisionar os trabalhos feitos por cada escutismo. Funciona de igual modo tanto ele seja federação ou associação.

Cria os seus comités que são responsáveis nacionais indicados por cada credo ou instinto escutista.

 

Juntas Regionais:

 

Trabalham segundo a composição da necessidade de cada credo. Prestando contas no seu credo que culmina na junta nacional. Esses são membros executivos de cada junta Nacional.

 

Juntas do Núcleo:

 

Corresponde a conjuntura de agrupamentos que no mínimo 4, tornando assim membros do executivo da juntas Regionais.

 

Agrupamentos:

 

O Agrupamentos é que enquadra os elementos no movimento escutista. Eles, trabalham como executores junto dos Juntas de cada Núcleo.

 

 Unidades:

 

É a estrutura onde o elemento está sedeada com facilidade de receber políticas preconizadas para a sua formação e enquadramento na Patrulha que lhe torna base na sua vida escutista.

Organização Pedagógica

 

 

 

N.B: O Escutismo está organizado pedagogicamente em 4 secções, associadas a faixas etárias, com nomenclaturas próprias. Dentro de cada secção, os jovens organizam-se em pequenos grupos, tendo cada elemento uma função específica.

Alcateia (I Secção):

  • Os elementos são denominados Lobitos;
  • Os Lobitos estão divididos em Bandos de 5 a 7 elementos;
  • Denomina-se Alcateia a Unidade formada pelos Bandos de Lobitos;
  • Cada Alcateia tem de dois a cinco Bandos;
  • Cada um dos Bandos designa-se e distingue-se por uma das seguintes cores, escolhida pelos respectivos Lobitos e que figura no distintivo de cada Lobito e na bandeirola de Bando: branco, cinzento, preto, castanho e ruivo;
  • A cor representativa desta secção é o Amarelo;

Grupo Júnior (II Secção):

  • Os elementos são denominados Exploradores;
  • Os Exploradores estão divididos em Patrulhas de 4 a 8 elementos;
  • Denomina-se Grupo Explorador a Unidade formada pelas Patrulhas de Exploradores;
  • Cada Grupo tem de duas a cinco Patrulhas;
  • Cada Patrulha designa-se pelo nome de um animal, o Totem, cuja silhueta figura na bandeirola da Patrulha e cujas cores do distintivo distinguem os seus membros;
  • A cor representativa desta secção é o Verde;

Grupo Sénior (III Secção):

  • Os elementos são denominados Pioneiros ou Seniores;
  • Os Pioneiros estão divididos em Patrulhas de 4 a 8 elementos;
  • Denomina-se Grupo Pioneiro a Unidade formada pelas Patrulhas de Pioneiros;
  • Cada Grupo tem de duas a cinco Patrulhas;
  • Cada Patrulha designa-se por um nome de um animal, o Totem, silhueta figura na bandeirola e no distintivo da Patrulha;
  • A cor representativa desta secção é o Azul;

IV Secção:

  • Os elementos são denominados Caminheiros;
  • Os Caminheiros estão divididos em Equipas de 4 a 8 elementos;
  • Denomina-se Clã a Unidade formada pelas Equipas de Caminheiros;
  • Cada Clã tem de duas a cinco Equipas;
  • Cada Equipa escolhe para nome de um fenómeno ou ser natural para ser designado.
  • A cor representativa desta secção é o Vermelho;

 

 

1-      Conselhos.

a)      Conselhos dos Agrupamentos.

O conselho do Agrupamento é realizado segundo o tempo que Agrupamento acha que é necessário. Esse conselho é realizado com uniforme de honra, na participação de todos Dirigentes e 4 Caminheiros para representar o Agrupamento.

 

b)      Conselhos de Unidades.

 

São conselhos orientados pelos Chefes das Secções e participa toda unidade.

 

 

Reuniões e Conselhos

 

 

 

 

Em início de ano Escutista, muito há a fazer: acolher os novos elementos, transmitir-lhes a histórica a tradições da Patrulha, dar formação, preparar a Aventura, definir objectivos, avaliar as actividades, etc! Há uma infinidade de coisas que podemos e devemos fazer em Patrulha, Grupo ou em Conselho de Guias. Vamos então ver, para que serve cada uma destas reuniões ou conselhos.

Nas Reuniões e Conselhos deves procurar apresentar-te como o delegado da tua Patrulha: por um lado, para fazer valer os interesses, projectos e realizações da Patrulha; por outro para receber

 

 

 

 

CAP. III – Espírito Escutista.

 

1-      Método Escutista.

O Método Escutista é um sistema de auto-educação
progressiva, baseado em:
• Uma Promessa e uma Lei.
• Uma educação pela acção.
• Uma vida em pequenos grupos (por exemplo a
patrulha), envolvendo, com o auxílio e o conselho de
adultos, a descoberta e a aceitação progressiva de
responsabilidades pelos jovens e uma preparação
para a autonomia com vista ao desenvolvimento do
carácter, à aquisição de competências, à confiança
em si, ao serviço dos outros e à capacidade quer de
cooperar, quer de dirigir.
• Programas de actividades variados, progressivos e
estimulantes, baseados nos interesses dos participantes,
incluindo jogos, técnicas úteis, e a realização
de serviços à comunidade; estas actividades desenrolar-
se-ão, principalmente, ao ar livre, em contacto
com a Natureza.

O Escutismo procura educar os jovens através da sua responsabilização no seio do seu grupo - a Patrulha, e através do contacto com a Natureza, privilegiado nas inúmeras actividades ao ar livre.

 

2-      Sistema de Progresso.

Adesão.

Bronze.

Prata.

                        Ouro

Citando B.-P.:

"O nosso objectivo é criar cidadãos saudáveis, felizes, e úteis, de ambos os sexos, para erradicar o egoísmo - pessoal, político, partidário e nacional - e substituí-lo por um espírito mais aberto de sacrifício e serviço em prol do bem comum, e assim desenvolver a mútua compreensão e cooperação não só no próprio país, como no estrangeiro, entre todas as nações".

3-      A Lei do Escutista.


1º A Honra do Escuta inspira confiança.
2º O Escuta é Leal.
3º O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
4º O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
5º O Escuta é delicado e respeitador.
6º O Escuta protege as plantas e os animais.
7º O Escuta é obediente.
8º O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
9º O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
10º O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
4- Princípios
1º O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida.
2º O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.
3º O dever do Escuta começa em casa.
5- Promessa
Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:
- Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
- Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
- Obedecer à Lei do Escuta

 

7-      As Virtudes Escutista.

 

8-      A Divisa Escutista.

A divisa escutista é: Sempre Alerta, que quer dizer que qualquer escuteiro há-de estar sempre física e mentalmente pronto para cumprir o seu dever.
Alerta mentalmente, tendo aprendido pela disciplina a obedecer a todas as ordens e pensando antecipadamente em qualquer deste ou situação que possa vir a acontecer, para saberes o que hás-de fazer no momento preciso e estares pronto a fazê-lo.
Alerta fisicamente, tornando-se robusto e ágil e capaz de fazer o que é preciso, e, no momento preciso, fazê-lo.

 

9-      A Oração Escutista.

Ao cumprirmos os deveres para com Deus sejamos-lhe sempre gratos. Sempre que apreciarmos um prazer, ou um bom jogo, ou conseguirmos fazer algum bem, dêmos-lhe graças por isso, com uma ou duas palavras pelo menos, como fazemos às refeições.

Ser leal para com Deus significa nunca O esqueceres, mas lembrares-te d'Ele em tudo o que fizeres. Se nunca te esqueceres d'Ele, nunca farás nada de mal. E se, quando estiveres a fazer algo de errado, te lembrares de Deus, pararás logo de o fazer.

Deus foi bom para ti; por isso, compete-te agora fazeres alguma coisa para Ele. É isto o teu dever para com Deus.

Pai Nosso

Pai Nosso, que estais no céu,  

Santificado seja o Teu nome,  

Venha a nós o Teu reino,

Seja feita a Sua vontade, assim na terra como no céu.  

O pão-nosso de cada dia nos dê hoje;

Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aqueles que nos têm ofendido,  

E não nos deixeis cair em tentação,  

Mas livrai-nos do mal,

Porque Teu é o reino e a glória para sempre,

Ámen.

Creio em Deus,
   Pai todo-poderoso
   Criador dos Céus e da terra.
 
(Creio)
Em Jesus Cristo, seu único filho, nosso senhor,
   o qual foi concebido pelo Espírito Santo,
   nasceu da virgem Maria,
   padeceu sob Pôncio Pilatos,
   foi crucificado,
   morto e sepultado,
   ao terceiro dia ressurgiu dos mortos
   subiu aos Céus
   está sentado a mão direita de Deus, Pai todo-poderoso,
   donde há-de vir para julgar os vivos e os mortos.
 
Creio no Espírito Santo,
   na Santa Igreja de Cristo,
   na comunhão dos santos,
   na remissão dos pecados,
   na ressurreição dos corpos,
   e na vida eterna,
Amém

Oração do Escuta

Senhor Jesus,

Ensinai-me a ser generoso

A servir-te como Tu o mereces

A dar-me sem medida

A combater sem cuidar das feridas

A gastar-me sem esperar outra recompensa,

Senão saber que faço a Sua vontade.

Ámen

CHEGOU A HORA DO ADEUS

 

1-      Chegou a hora do Adeus irmãos vamos partir

Num abraço dado em Deus irmãos vamos nos despedir.

 

Partimos com a esperança irmãos, de um dia aqui voltar

Com fé e confiança irmãos partimos a cantar (Bis).

 

2-      A Deus que fez bela amizade nós vamos pedir

Nos guarda em unidade e nos torna a reunir.

 

3-      A Deus irmãos tenhamos fé no nosso belo ideal

Por nós será melhor a juventude de Angola.

 

O DIA CHEGOU AO FIM

 

O dia chegou ao fim.

Silêncio! A noite desceu.

Boa noite! Paz em Deus

(3 vezes, cada vez mais baixo).

 

 

 

 

 

FLOR DA FRAGRÂNCIA

                             

1)      Somos a flor da fragrância

Que se difunde à distância.

Pulsa-nos dentro do peito

Um coração que anda afeito

Aos heróicos dos sacrifícios

De vencer paixões e vícios

E à mais renhida peleja

Pela Pátria e pela Igreja.

 

Nos combates da virtude

Conquistarmos a saúde,

E ganhamos cada dia

O doce pão da alegria.

Queremos a alma no olhar

Limpidamente a brilhar,

Encantadora a sorrir

Pela aurora do porvir.

 

2)      Bandos de aves que esvoaça,

A nossa falange passa,

Pelos campos, pelos montes,

Para largos horizontes.

Com a luz da flor-de-lis,

Luminosa directriz,

De renúncia, de pureza,

De graça e fortaleza.

 

 

OLHEM BEM

 

Olhem bem mas com respeito, nós trazemos o lenço ao peito

Mochila às costas vara na mão, e o ideal no coração (Bis)

 

Protegemos a natureza, auxiliamos o nosso irmão

Não destruímos mas construímos, o nosso lar e a nossa terra (Bis)

 

No ideal do Baden Powell, nós trazemos amor ao peito

Sempre alerta para servir, sempre fiel a nossa lei (Bis).

 

MINHA PROMESSA ATENDE

           

1)      Minha Promessa atende,

Meu Deus, Deus Meu;

E sobre mim estende

O Manto Teu

 

Eu Te amo e quero amar,

Cada vez mais.

Não deixes de escutar

Senhor, meus ais.

 

2)      Juro seguir Teus passos,

Como Cristão.

E de pôr em Teus braços

Meu coração.

 

3)      Minha alma toda cega

De fé e de amor,

Hoje e sempre se entrega

A Ti, Senhor.

 

10- Caminhadas.

As caminhadas são actividades bem planificadas para escuteiros. Em qualquer tipo de caminhada, o escuteiro anda sempre em lado oposto do trânsito, para melhor observar o veículo que vem afrente dele.

Cada caminhada quando está a ser planificado, deve ter um objectivo que se requer para os participantes e deve conter todas as rubricas da regra escutista.

 

Líder que explorou o terreno, não pode caminhar junto com os elementos, pois serão guiados pelo sinal de pistas ou mensagens escutistas bem elaborados. Ao caminhar não é aconselhável guardar distantes meios de comunicação e não usar calçados pesados.

 

Depois de cada caminhada, deve se elaborar relatório de como foi a vossa caminhada, quantos participaram na vossa patrulha, quando é que abriram a primeira mensagem, onde descansaram, o que viram que foi marcante, etc.

 

Exemplo das actividades de uma caminhada.

1-      Oração antes de partir.

2-      Caminhar e descansos.

3-      Comer.

4-      Cantar.

5-      Acelerar os paços.

6-      Preencher o Relatório.

7-      Questionar sobre …

8-      Dar grito, etc…

 

11- Algumas Formaturas.

 

 

 

12- Alguns toques de Morse.

Código Morse

 

 

 

Alfabeto

      

Números

Pontuação

 

 

 

 

13- Algumas Sinais de Pistas

 

 

Sinais de Pista 1

 

 

 

Início de Pista

Voltar ao ponto de partida

 

 


Contacto

Direcção do Agrupamento

agrupamento148emanuel@gmail.com

Rua F Bairro Palanca - Igreja Evangélica Baptista em Angola - Paróquia de Palanca

00244925973610
00244925713322
00244926412756
00244931991862

Procurar no site

Agrupamento 148 Emanuel © 2012 Todos os direitos reservados. Luanda - Angola

Crie o seu site grátisWebnode